O número ideal de padrinhos num casamento

Segundo as regras que conhecemos de cerimoniais, não há um padrão pré-estabelecido quanto ao número de padrinhos e madrinhas que se deva convidar. Isto fica a critério dos noivos.
No entanto, é importante você observar alguns fatores para a escolha das pessoas e do número de padrinhos:

1-     Espaço físico:
Leve em consideração o tamanho do local onde será realizada a sua cerimônia de casamento. Há lugares onde o espaço para a cerimônia é muito pequeno, não comportando um número grande de pessoas.

2-  Amizade duradoura
Procure chamar pessoas que realmente façam e possam continuar fazendo parte de sua vida. Um dos significados do termo padrinho é “Protetor”. Isto aponta para pessoas que tenham uma real importância para você.

3- Padrinhos x convidados
Cuidado para o número de padrinhos não ser desproporcional ao número de convidados. Já imaginou, quase todos no altar e o espaço de convidados vazio?

4- Fique feliz
As vezes, para a cerimônia de casamento, tenta-se pensar num número de padrinhos menor do que gostaríamos, isto em função da estética ou até mesmo de palpites. O mais importante em alguns momentos é seguir o coração. É necessário que tanto o noivo quanto a noiva estejam seguros e felizes com as escolhas das pessoas que irão apadrinhá-los. Neste caso, não importa se serão dois, quatro ou oito casais para cada um, mas que você esteja feliz.

5-  Estética e arrumação
Uma vez definido o número de padrinhos, procure pensar na arrumação ideal do local que você escolheu para a cerimônia. Leve em consideração: Trabalho dos fotografos, filmagem, cumprimentos e visão dos convidados em relação ao altar.

Sugestões e alternativas:
·   Em lugares pequenos, se as madrinhas ficarem sentadas e os padrinhos em pé, atrás de cada madrinha, facilita a acomodação.
·   Na hora dos cumprimentos ao invés dos noivos irem até pais e padrinhos para cumprimentá-los, há uma inversão. Os noivos ficam parados e os padrinhos vão até eles, alternadamente, os cumprimentam e saem. Desta forma, os noivos seriam os últimos a saírem.

Esperamos ter colaborado para sua decisão e escolha. Abraços.
Julio Dias

(Celebrante de casamentos – já com efeito civil)

Para falar conosco, ligue: (11) 2478-4327 /  98215-5516
ou mande um email para: juliocerimonias@gmail.com

#casamentocomefeitocivil  #wedding  #celebrantedecasamentos  #efeitocivil  #juliodias #cerimoniacomefeitocivil #mestredecerimonias #cursocelebrantedecasamentos #cursomestredecerimonias #casamentoecumenico #celebrantedecasamentoemsãopaulo #celebrantecomefeitocivil