A Origem da Aliança de Casamento

Não se sabe ao certo como surgiu a prática do uso das alianças de casamento. Porém, existem algumas hipóteses, como a que os judeus usavam alianças de casamento em tempos remotos, ou até mesmo a mais provável e difundida: de que os gregos e os romanos incorporaram à sua cultura um velho costume hindu, de se usar um anel para simbolizar o casamento.
Podemos dar um destaque especial aos romanos, que além dessa hipótese e de um outro costume próprio de se utilizar anéis para celebrar acordos, eles acreditavam que no quarto dedo (o dedo anelar) da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje (motivo este, que se reserva o anelar da mão esquerda exclusivamente para a aliança de casamento nas cerimônias matrimonias).
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. Hoje em dia esta prática se mantém, adaptada aos nossos tempos, não somente reservada a casais que contraíram matrimônio, mas também entre noivos e namorados, através das alianças de noivado (de ouro) e de compromisso (de prata), que são usados no anelar da mão direita e têm por objetivo indicar que "o casal" não está mais disponível à possíveis pretendentes.
Poucos países, além do Brasil, registram o uso de alianças de noivado e compromisso pelo casal. Em geral, só as noivas usam anéis, presenteados pelos pretendentes, antes do casamento. Já a aliança de casamento foi adotada a partir do século IX pela igreja cristã como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram desde então. Podemos citar como exemplo, o fato de os escoceses acreditarem que a mulher que perde a aliança de casamento está condenada a perder o marido. Tamanha é a importância simbólica do anel ou aliança de casamento, que representa a união e o compromisso fundidos no amor e no desejo de se tornarem um só através do casamento.

(Celebrante de casamentos – já com efeito civil)

Para falar conosco, ligue: (11) 2478-4327 /  98215-5516
ou mande um email para: juliocerimonias@gmail.com

#casamentocomefeitocivil  #wedding  #celebrantedecasamentos  #efeitocivil  #juliodias #cerimoniacomefeitocivil #mestredecerimonias #cursocelebrantedecasamentos #cursomestredecerimonias #casamentoecumenico #celebrantedecasamentoemsãopaulo #celebrantecomefeitocivil