TRAJE DE PADRINHOS E MADRINHAS
(O olhar do celelebrante)

Esta é uma dúvida bastante comum nos casamentos: Qual o tipo de roupa ideal para padrinhos e madrinhas. É aconselhável padronizar?
Para responder a esta pergunta precisamos dividir a resposta em duas partes:
1ª parte: Os homens.
Se você disser a um grupo de homens que serão padrinhos em uma cerimônia que deseja padronizar o traje, ou seja, usar cores e modelos iguais para todos, eles receberão isto de bom grado. Por exemplo, se optar por terno preto, camisa branca e uma gravata padrão para todos, facilmente eles alugarão ou comprarão o traje solicitado. Provavelmente, você não ouvirá reclamações.

2ª parte: As mulheres.
Ah, as mulheres! Se você disser a um grupo de mulheres, madrinhas em uma cerimônia de casamento, que deseja padronizar os trajes, ouvirá muitas, mas muitas reclamações. As queixas mais comuns são: “Esta cor não combina comigo de jeito nenhum”, “Este vestido vai me deixar gorda”, “Eu já tinha pensado em um outro tipo de roupa”, e assim por diante. É muito difícil conciliar o gosto dos noivos com a vontade geral da nação, quer dizer, das mulheres.
Já estive em casamentos onde as madrinhas estavam vestidas rigorosamente iguais e, ao que me parece, funcionou bem para aquela ocasião. Isto, porém, é exceção. No geral, a dificuldade de organizar os trajes femininos é grande.

Resumo da ópera:
Padronizar os trajes de suas madrinhas e padrinhos, pode sim ficar muito bom, chic e elegante, no entanto, o trabalho será imensamente maior. No caso de optar por deixar a escolha do traje das madrinhas livre, veja as dicas abaixo:
1- Dê algumas informações básicas às madrinhas: Informe se o vestido deve ser longo, ou curto. Informe se o traje é social ou Sport chic. Por incrível que pareça, já estive em cerimônias onde havia madrinhas de vestido longo social e uma outra usando calça jeans. Nada contra o jeans, mas, para aquela ocasião, ficou muito estranho. É como você colocar uma fatia de bacon sobre o pudim de leite.
2- Leve em consideração o local e o horário da cerimônia: Cerimônia a noite, em local fechado, sugere o uso de vestido longo. Cerimonial durante o dia, ao ar livre, vestido social, porém curto. Casamento na praia, pode, sim, usar o social, mas evite vestido longo. No caso da praia os homens podem usar blazer, porém dispensar a gravata. Se tiver dúvidas, procure ajuda de alguém da área de moda.
3- Deixe uma pessoa responsável pelo contato com as madrinhas: A própria noiva, sua assessora ou uma pessoa designada pela noiva, fará o trabalho de contato com as madrinhas e mães. Isto funciona muito bem, pois cada mulher, ao comprar seu vestido, ligará para esta pessoa lhe dando características da roupa comprada: Cor, modelo, loja em que comprou, etc. Isto evitará alguns transtornos, do tipo vestidos absolutamente iguais, os chamados “Par de vasos”, duas pessoas vestidas rigorosamente iguais.

Espero ter colaborado para esclarecer suas dúvidas. Abraços.
Julio Dias

(Celebrante de casamentos – já com efeito civil)


Para falar conosco, ligue: (11) 2478-4327 /  98215-5516
ou mande um email para: juliocerimonias@gmail.com

#casamentocomefeitocivil  #wedding  #celebrantedecasamentos  #efeitocivil  #juliodias #cerimoniacomefeitocivil #mestredecerimonias #cursocelebrantedecasamentos #cursomestredecerimonias #casamentoecumenico #celebrantedecasamentoemsãopaulo #celebrantecomefeitocivil